Imagem capa - Como organizar um casamento? Passo a passo de 12 meses de preparativos por Emotion Photography
Dicas para Casamento

Como organizar um casamento? Passo a passo de 12 meses de preparativos

No último post demos sugestões para começar a planear o casamento. Hoje aprofundamos este tema, ajudando com a organização do vosso tempo.

Com tantas outras coisas em que pensar podem ser tentados a considerar que ainda têm muito tempo e desleixarem os preparativos do casamento. Para que isso não aconteça deixamos sugestões para gerirem da melhor forma o tempo que têm até à data especial do vosso casamento.



Considerem um período de pelo menos 12 meses antes da data escolhida. 

A escolha da data pode ser uma tarefa complicada. Para além da disponibilidade do espaço que escolherem para a celebração religiosa ou civil e o espaço para a festa, tenham em atenção as vossas condições financeiras. Um casamento na época baixa, fora dos meses de verão, terá menores custo e será mais fácil de conjugar as disponibilidades dos espaços. Por outro lado poderá ter condições meteorológicas menos agradáveis, mas que resultam em fotografias muito bonitas



Ficou claro que estas devem ser as vossas primeiras resoluções, ou seja, definir a data, conjugando o espaço das celebrações com o espaço da festa e tratar dos documentos e procedimentos legais necessários. 

Nesta fase também é importante ter um estilo definido, bem como o número de convidados previsto. Os casamentos mais genuínos refletem os noivos em todos os detalhes, por isso considerem os vossos gostos e definam o tema e tipo de casamento que pretendem. Considerem cerca de três meses para terem estas etapas concluídas.



A próxima grande decisão é selecionar a equipa de fotografia e vídeo. Consideramos que é um dos aspectos onde vale mais a pena investir, pois estes profissionais são responsáveis pelas memórias que irão ficar para sempre e para vos fazer recordar todos os momentos e detalhes desse dia. Disponibilizem algum tempo para reunir com as equipas, conhecer o seu estilo e escolher o que se enquadra mais no vosso estilo pessoal. Para complementar o nosso trabalho de fotografia aconselhamos a Sara Duarte Productions.

Com algum tempo de antecedência também é conveniente selecionar o tipo de música e os seus responsáveis para o momento da festa e cerimónia.



Entre 6 a 9 meses antes da data da cerimónia convém iniciar a procura pela roupa perfeita. Adquando-se ao estilo que definirem para a festa, comecem a idealizar as decorações e as flores a utilizar, que deverão refletir o tema selecionado. 



Em simultâneo os convites deverão ficar definidos, permitindo a uniformização do conceito. Nesta etapa podem contar com o profissionalismo da Santa Paciência Design. Com uma grande sensibilidade estética é capaz de integrar a vossa personalidade e estilo no design do convite de casamento, assim como em todos os componentes de imagem associados, como os menus ou a marcação de lugares.



4 a 5 meses antes da data, comecem a entrega dos convites. É uma tarefa que vos irá ocupar algum tempo, a não ser que desejem fazer esse envio por correio, em vez de presencial. Por esta altura também devem selecionar o tipo de transporte que vão usar e façam a sua reserva, caso seja necessário. Selecionem o destino da lua de mel e façam as respectivas reservas.



2 a 3 meses antes iniciem os preparativos para a despedida de solteiro(a), como seja a lista dos vossos amigos e a reserva do local. 

Por esta altura devem tratar da escolha das alianças, que irão acompanhar-vos toda a vida. Para auxiliar nessa tarefa têm a Dreams for you, com grande variedade de modelos e soluções para encontrar o que procuram. 

Aproveitem para fazer a vossa sessão de solteiros, pois é uma excelente oportunidade para se sentirem mais à vontade com a equipa de fotografia e vídeo.



1 mês antes do casamento confirmem todos os fornecedores até agora contratados e obtenham a confirmação de presenças dos vossos convidados. Por esta altura devem ser feitos os últimos ajustes ao vestido de noiva e a escolha do bouquet.



Nos últimos dias antes do casamento, o destaque tem de ser dado aos tratamentos de beleza, quer seja a depilação e manicure, mas também o ensaio do penteado e maquilhagem. 

Não se esqueçam de preparar as malas para a viagem de lua de mel.



No dia do casamento, todos os preparativos se conjugam para a concretização deste dia especial. Claro que o penteado e a maquilhagem têm de ser feitos neste dia, mas tudo o resto foi preparado antecipadamente, permitindo que aproveitem o dia ao máximo. Com estas sugestões a organização do vosso tempo fica facilitada e ficam prontos para a festa!