Imagem capa - Fotografia de Mérito | Qualificações Nacionais Appimagem | Fátima 2019 por Emotion Photography

Fotografia de Mérito | Qualificações Nacionais Appimagem | Fátima 2019


Fotografia de fotógrafo Cantanhedense é reconhecida em qualificações nacionais

Rui Costa Freire é um fotógrafo que pouco a pouco vai conseguindo atingir as suas ambições. Em Outubro inaugurou em Cantanhede um espaço para o seu projeto fotográfico – a Emotion Photography - que se dedica à fotografia de e Casamento e Reportagem Social. Fotografar é a sua maior paixão e por isso não fotografa só nessa área, mas também o continua a fazer em vários contextos. Um deles é a paisagem.

Foi nas qualificações nacionais de fotografia da Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem (APPImagem), que decorreram de 18 a 20 de Janeiro em Fátima, que uma fotografia de Rui conseguiu a Qualificação de Mérito. O fotógrafo concorreu com seis obras para quatro categorias: Namoro, Casamento, Paisagem e Gentes e Locais e todas elas obtiveram boa qualificação. Mas foi na categoria Paisagem – que se pode observar no canto superior esquerdo - que lhe valeu uma qualificação de 80 pontos, acabando assim com um reconhecimento de Mérito.

As qualificações nacionais da APPI, que está sob a alçada da Federation of European Photographers, (FEP) realizam-se todos os anos e contam com fotógrafos de renome nacional e internacional no painel de jurados. Os júris avaliam, em tempo limitado, as fotografias que estão a concurso, por categorias, e atribuem-lhes uma pontuação que pode ir de “Insuficiente” a “Excecional”.

A jornada das qualificações nacionais APPImagem revela ser sempre de enorme aprendizagem para todos os fotógrafos que concorrem e Rui não é exceção. Para ele esta distinção é um grande passo na progressão da sua carreira profissional  e significa um “objetivo pessoal, pois quero o meu espaço no mundo da fotografia nacional”.

Texto de:

Salomé Assunção